Aqui estão alguns pontos relevantes para considerar e tirar o melhor proveito de seu site.

Um website deve servir tanto para a disseminação de informações quanto para a realização de negócios. Isto quer dizer que nele devem estar:
- desde os seus dados mais básicos (endereço, telefone, fax, e-mail) até um pequeno histórico da empresa e de seus dirigentes;
- uma lista de todas a atividades que sua empresa realiza, praças em que atua;
- um catálogo de seus produtos com fotos, além de especificações técnicas, se possível;
- um formulário para preenchimento pelos potenciais clientes que visitam o site, para que você possa alimentar um cadastro para futura prospecção;
- área para informações atuais sobre a empresa, lançamentos, produtos, seu mercado de atuação, etc;
- páginas corporativas em redes sociais.

Após concluída a etapa de implantação do site, esquematize as atualizações periódicas das informações (não deixe que seus clientes pensem que a sua página está “morta” e com uma data de “última atualização” de 2 anos atrás!) e pense em viabilizar serviços ao cliente que agreguem valor aos seus produtos:
- área exclusiva reservada aos clientes para relatórios, acompanhamento de encomendas e serviços, etc;
- informações sobre novos lançamentos, participação em eventos, um venda importante, novos clientes;
- respostas às perguntas mais frequentes (FAQ);
- suporte técnico;
- vendas on-line (e-commerce).

Segundo Patricia Seybold, consultora norte-americana autora do livro Clientes.com, se você conseguir criar uma estratégia de e-business bem-sucedida será capaz de:
- aumentar a lealdade do cliente;
- aumentar sua rentabilidade;
- diminuir o tempo de chegada de novos produtos ao mercado;
- chegar até os clientes de maneira mais econômica, com informações e ofertas específicas;
- reduzir substancialmente os custos por transação;
- reduzir drasticamente os custos do serviço ao cliente;
- reduzir sensivelmente o tempo de atendimento ao cliente.

Com novos dispositivos como smartphones e tablets, opte por uma solução com navegabilidade também nesses dispositivos (site responsivo).

Finalmente, encomende o site em uma agência experiente, mesmo que você ache que pode resolver o problema internamente ou que seu orçamento seja baixo. Algumas opções gratuitas se apresentam como solução para um site "instantâneo", mas vão amarrar sua empresa a uma plataforma ou a um modelo que não atende todas as suas necessidades e dificulta a expansão da sua presença digital. Profissionais da área estão aptos a unir forma e conteúdo da maneira mais eficiente. 

Converse com a agência sobre as soluções para curto e médio prazo, aproveite a oportunidade de ter uma presença forte na web e reforce a imagem de sua empresa.

Quando entrar em contato com uma agência para solicitar um orçamento é importante saber que há algumas etapas a cumprir antes de ver o trabalho lindo e pronto. Uma das mais importante é o briefing, que é conjunto de informações que vai ajudar a definir o perfil da peça ou serviço a ser desenvolvido. Eis alguns tópicos que podem ser abordados:
- reestruturação ou revitalização da marca (logotipo/tipo de letra)
- lançamento ou relançamento de produto
- folder institucional ou outro
- catálogo de produtos
- anúncio ou campanha de produto, serviço ou institucional
- desenvolvimento de website
- presença digital (redes sociais, boletins por e-mail, hotsites)

O atendimento guiará a conversa com perguntas em momentos oportunos. No entanto, é bom preparar algum material previamente para que a reunião de passagem do briefing possa ser produtiva e abrangente.


No caso de um impresso:

- características gráficas: definição de formato, estimativa de páginas, tiragem (quantidade), papel e acabamento
- orçamento
- definição de um cronograma
- criação do layout e apresentação
- ajustes de layout e texto
- provas e aprovação
- impressão e acabamento

No caso de um website:

- mapa de navegação
- orçamento
- contrato de trabalho
- definição de um cronograma
- registro de domínio
- aprovação da navegação
- criação do layout
- aprovação do layout
- criação do sistema, quando necessário (no caso de administração do conteúdo, banco de dados, fichas de inscrição, etc.)
- testes
- treinamento da equipe
- publicação